Treino de Respiração
Nosso cotidiano está cercado de atividades, horários para cumprir, trabalho, tempo de trânsito, preocupações, angústias que não conseguimos perceber mas precisamos de um tempo para relaxar, para pensar melhor sobre uma determinada situação ou mesmo na tomada de uma decisão importante.
Temos uma valiosa ferramenta de relaxamento que está conosco o tempo todo, basta treinar da maneira correta. É o ato de respirar. Quando estamos ansiosos, com raiva, vivenciando uma situação desafiadora ou difícil, este é o momento de treinar o relaxamento, para diminuir as alterações fisiológicas que percebemos no corpo (aumento dos batimentos cardíacos, sudorese, tontura, tremor) e também para desacelerar o ritmo dos pensamentos e conseguirmos nos concentrar melhor.
Não percebemos mas nestas situações a respiração está rápida e curta, mantendo as manifestações ansiosas. O relaxamento pode ser feito em qualquer lugar e quando você estiver precisando.
O primeiro passo para a retomada do ritmo do corpo e das emoções é deixar a respiração mais lenta. Faça assim: inspire o ar somente pelo nariz contando mentalmente até três e em seguida solte o ar somente pela boca contando mentalmente até seis. O importante não é encher o peito e sim a barriga. Repita quatro vezes e já sentirá a diferença. Uma sensação de leveza será percebida.
Não é difícil, e quanto mais você fizer mais fácil irá ficar. Lembrando que deve ser feito bem devagar, pois o objetivo é deixar o contrário da respiração do estado ansioso. De maneira simples você tem uma aliada para auxiliar no seu bem estar, sua respiração.